Açailândia promove o Dia D de Vacinação contra a Poliomielite

Publicado em: 11/06/2024

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, ou paralisia infantil, está sendo realizada em todo o território nacional de 27 de maio a 14 de junho de 2024, para crianças menores de cinco anos, que precisam completar o esquema vacinal.

Nesta quarta-feira (12/06), a Prefeitura de Açailândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, organiza o Dia D, marcando a última ação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estarão funcionando das 8h às 17h para vacinar dois grupos prioritários:

• Bebês com menos de 1 ano devem ter suas vacinas atualizadas.
  • Crianças de 1 a 4 anos precisam receber uma dose adicional.

É essencial que pais e responsáveis assegurem a imunização de seus filhos, levando-os à UBS mais próxima para atualizar a caderneta de vacinação. A participação ativa na campanha é vital para proteger a comunidade e evitar o ressurgimento da poliomielite no país.

Conhecida também como pólio, a poliomielite é uma infecção viral grave e altamente infecciosa que pode resultar em paralisia irreversível e, em casos extremos, morte. O Brasil não registra casos desde 1990, mas a imunização permanece crucial para prevenir a reintrodução do vírus, particularmente devido ao risco de importação de áreas onde a doença ainda é endêmica. O Dia D tem como objetivo vacinar crianças em todo o Brasil, enfatizando a prevenção desta enfermidade que, embora controlada, ainda é uma ameaça significativa à saúde pública.

Além de proteger as crianças individualmente, a vacinação contribui para a imunidade coletiva, fundamental na prevenção de epidemias. A conscientização e mobilização social são imprescindíveis para o sucesso desta campanha vital.

Prefeitura de Açailândia – Compromisso com Você