Açailândia, cumprindo protocolo intensifica ações de combate ao Novo Coronavírus (COVID-19)

Publicado em: 20/03/2020

Atenção! Confira o fluxograma para atendimento e detecção precoce do Coronavírus (COVID-19) em Unidade Básica de Saúde

A Prefeitura de Açailândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem cumprindo os protocolos estabelecido pelo Governo Federal e Estadual de combate ao Novo Coronavírus (COVID-19), por meio de várias ações que estão sendo implantadas com o objetivo de atender aos usuários SUS, bem como, proteger os profissionais de saúde envolvidos diretamente no controle desta pandemia.

Assim sendo, foi instituído o Comité Municipal de Prevenção de Combate e Monitoramento ao (COVID-19), que implantou protocolos com o objetivo de organizar o fluxo de atendimento de pessoas infectadas ou com suspeita de infecção, entre outras providencias, visando facilitar e agilizar os diagnósticos, bem como o de atender outras demandas.

O fluxograma traz explicações detalhadas sobre o direcionamento a pacientes.

Importante!!!

Recomendações gerais para qualquer fase de transmissão:

● Triagem em serviço de saúde: Recomendar que os pacientes com a forma leve da doença não procure atendimento nas UPAs/Hospitais.

● Equipamento de Proteção Individual: recomendações de uso máscara cirúrgica para doentes, contatos domiciliares. Profissionais de saúde, seguir as orientações de precaução por gotículas.

● Contato próximo: realizar o monitoramento e isolamento dos contatos próximos e domiciliares.

● Serviços públicos e privados: sejam disponibilizados locais para lavar as mãos com frequência, Dispenser com álcool em gel na concentração de 70%, toalhas de papel descartável e ampliação da frequência de limpeza de piso, corrimão, maçaneta e banheiros com álcool 70% ou solução de água sanitária.

ASCOM - PMA