AÇÕES INTERSETORIAIS DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS FORAM SENDO REALIZADAS NA SEMANA DO BEBÊ

Publicado em: 24/11/2023

Com foco a discutir temas próprios do período de gestação, parto, puerpério e amamentação, com o objetivo de qualificar políticas públicas oferecidas à população e visando o direito à sobrevivência e o desenvolvimento infantil, a Prefeitura de Açailândia, por meio das Secretarias Municipais da Assistência Social, Educação Saúde, promoveu a Semana do Bebê com diversas ações voltadas à primeira infância entre os dias 20 e 24 de novembro.

A programação contou com participação do COMUCAA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia, o Selo UNICEF, DASCA - Departamento de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, Programa Criança Feliz e Pastoral da Criança.

A Semana do Bebê é uma das principais estratégias de mobilização social pela primeira infância, e seu principal objetivo é assegurar a atenção adequada às crianças de até 6 anos de idade. A programação que é uma das grandes etapas no Selo Unicef e uma das principais estratégias de mobilização social pela primeira infância, faz parte do calendário anual do município.

A abertura aconteceu na segunda-feira, 20 de novembro, no Centro de Parto Normal de Açailândia Maria do Espírito Santo Sousa de Oliveira – Divina com Kit premiação para o Bebê Prefeito e entrega da chave da cidade.  O evento contou uma Roda de Conversa com orientações sobre os primeiros cuidados com o bebê, amamentação, cuidados com a higiene e banho do bebê, sob orientação de toda equipe do comitê.

as primeiras orientações do cuidado com o bebê, amamentação, banho, higiene, a importância da vacina.

O bebê ‘prefeito’ se chama Gael Souza da Silva, filho de Ana Keuli Souza da Silva, nasceu durante a Abertura da nossa Semana do Bebê, dando o pontapé inicial.

No dia 21/11, a Secretaria de Assistência Social foi responsável pelo evento que aconteceu no CRAS da Vila Ildemar, com mais uma palestra com gestantes e puérperas, sob orientação da enfermeira Lucielma Cavalcante que tirou muitas dúvidas das gestantes sobre parto, amamentação e todos os cuidados com o recém-nascido. Foi entregue fraldas e teve sorteio de um Kit e 2(dois) ninhos para o bebê. Foi uma manhã muito agradável e de muito aprendizado as gestantes.

Dando continuidade, dia 22/11, foi realizada uma ação na Creche Vovó Nair, na Vila Ildemar, com palestra para profissionais, pais e responsáveis, mediada pelo enfermeiro Evandro Sousa com o tema “Cuidados na Primeira Infância”.

Já no dia 23/11, a ação aconteceu para os profissionais, pais e responsáveis da Creche Maria Onésia, no bairro Nova Açailândia. Tendo como palestrante advogada da SEMUS, Jéssica Maria Gabriela da Silva Diniz, com o tema “Lei Lucas” que abordou sobre a obrigatoriedade das escolas, públicas e privadas e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros.

O encerramento da Semana do Bebê aconteceu no salão da Igreja São Pedro, na Vila Bom Jardim, sob a coordenação da Pastoral da Criança, com palestra interativa sobre o tema “Cuidados com o bebê e Saúde Emocional”, ministrada pela de fisioterapeuta intensivista, Rafaela Rocha, da ONG Prematuridade.

Para Maria Lucena, articuladora do Selo UNICEF no município, a iniciativa é uma oportunidade um momento para cuidar da saúde das mamães e dos bebês, além de ser uma troca de informações e conscientização para profissionais que atendem esses públicos. A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social do Fundo das Nações Unidas para a Primeira Infância, pré-requisito para o município receber o selo UNICEF.