AÇAILÂNDIA SEDIA O ENCONTRO REGIONAL DE GESTORAS DE POLÍTICAS PARA MULHERES DA REGIONAL

Publicado em: 09/07/2021

Nesta quinta, 8 de julho de 2021, ocorreu em Açailândia o Encontro Regional de Gestoras de Políticas para Mulheres, realizado pelo Governo do Estado do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), com o tema “De onde estiver, ajudo uma mulher”. Açailândia foi a primeira regional a receber a programação da SEMU, que visa percorrer todas as 19 regionais do Maranhão até o fim do mês de agosto. O evento que aconteceu no auditório do IEMA de Açailândia e contou com a participação de gestoras municipais da regional de Açailândia.

Na oportunidade, estiveram presentes, representando a Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), a secretária Nayra Monteiro,  a chefe do Departamento de Gestão e Articulação, Antonieta Lago,  a chefe do Departamento de Monitoramento e Avaliação, Priscyla Freitas, , a chefe do Núcleo de Autonomia Econômica, Rebeca Alexandre, e a chefe da Ouvidoria da Mulher, Tamires Ribeiro. Também estiveram presentes representantes dos municípios de Itinga do Maranhão, Vila Nova dos Martírios, São Pedro D’Água Branca, Cidelândia, Buriticupu e Bom Jesus das Selvas.

O município de Açailândia compôs a mesa de abertura (como município sede do encontro), tendo a coordenadora e Assistente Social do CRAM, Ana Raíssa Mendes, como representante da Secretária Municipal de Assistência Social, Patrícia Giroto, que devido a outros compromissos não pode se fazer presente. Ainda como representantes da Rede de Atendimento à Mulher de Açailândia, estiveram presentes a Diretora da Proteção Especial da Assistência Social, Uzenilde Souza, a Coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Dalete Batista, a Presidente do COMDIM - Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Geane Maria, e a Agente Administrativa da SEMAS, Rivanda Borgaço.

A programação do encontro contou com exposição acerca dos projetos e serviços desenvolvidos pela SEMU em todo o Estado, e também com a partilha da atuação da Rede de Atendimento à Mulher nos 07 municípios ali presentes. Ao término, percebeu-se a importância da troca de experiências, bem como a necessidade de os municípios contarem com OPM’s (Organismos de Políticas para Mulheres) em funcionamento, tendo em vista a desigualdade de gênero que muito interfere na vida das mulheres, apresentada através da violência, da discriminação, desvalorização profissional e outros.

Prefeitura de Açailândia - Compromisso com Você