18 DE MAIO | DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Publicado em: 18/05/2023

Com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Essa data foi instituída em 2000 pelo projeto de lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.

Em Açailândia, a Semana Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes vem ocorrendo desde o dia 09 de maio com encerramento hoje, 18 de maio, e contará com uma caminhada de mobilização contra a violência sexual. Destacam-se as atividades todas as atividades desenvolvidas durante o mês, todas elas contando com a presença do secretarias municipais, que marca o compromisso da Prefeitura de Açailândia com a Campanha e com as ações de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.